A Vertical Cloud Computing da ACATE promoveu na quinta-feira, dia 17/03/2016, o 4º Meetup Na Nuvem. O evento iniciou por volta das 19:30hs e contou com 3 palestras relacionadas à área de Cloud Computing e de empresas de tecnologia em geral.

4NaNuvem

A primeira palestrante da noite foi Carol Linhares, da empresa Neo Labor, falando sobre Liderança e governança. Carol desmistificou o termo liderança, que muitas vezes é empregado de maneira incorreta. Para Carol, liderança é autenticidade. O líder deve buscar o autoconhecimento antes de tudo, de modo a perseguir a sua autenticidade. Durante a palestra, Carol ensinou a ferramenta da Roda do Líder, explicando como avaliar as 10 competências da liderança a cada um dos presentes. De acordo com a Roda do Líder, as 10 competências a serem trabalhados por um líder são: Autoconhecimento, Comunicação, Poder da Influência, Clareza nos Objetivos, Compartilhar, Inspirar Autoconfiança, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Foco no Resultado e Celebração.

IMG_20160317_194116199

Na palestra “Tributação na Cloud Computing”, o Dr. João Filippin, da ABcomm-SC, levou os presentes a se perguntarem: “O que é software?” Muitas vezes, nem as empresas que desenvolvem software têm clareza sobre como definir um software para poder classificá-lo – é produto ou serviço? Por isso, os órgãos fiscalizadores também têm suas interpretações e interesses arrecadatórios, principalmente em setores que estão em crescimento, como o de tecnologia. Filippin comentou sobre a problemática da incidência de novos impostos sobre o e-commerce brasileiro no início deste ano. Com isso, Filippin convidou os participantes a discutirem a questão de impostos sobre software, tanto em nuvem ou não, envolvendo a ACATE, Receita Federal e demais órgãos para o esclarecimento, se antecipando a problemas do setor de tecnologia.

IMG_0219

A palestrante Fernanda Luchi, empresária, representando a ACIF Mulher, apresentou sua visão sobre “O momento das startups e as mulheres”. Fernanda apresentou alguns dados sobre as mulheres e o empreendedorismo na área de tecnologia – Enquanto 53% do novos empreendimentos são criados por mulheres, apenas 23% das empresas de tecnologia são liderados por mulheres. Para Fernanda, alguns fatores que explicam esta situação são algumas crenças limitantes  de que tecnologia é apenas algo masculino. Fernanda contou um pouco da sua história como empreendedora que teve sua empresa incubada no MIDI Tecnológico da ACATE. Na sua época, Fernanda era a única mulher dentre todos os empreendedores do MIDI. Segundo Fernanda, o setor de tecnologia não é machista, aceita bem a presença da mulher e não tem barreias culturais. Concluindo, Fernanda acredita que o número de mulheres no setor de tecnologia pode crescer muito, dependendo apenas do interesse das mulheres em empreender neste setor.

IMG_0232

O próximo Meetup Na Nuvem está marcado para o dia 18 de maio. Mais informações em breve.